Meditação

Se você quer viver uma vida mais realizada, primeiro você terá que conhecer seu potencial, quem você realmente é.
Meditação é a rota para este conhecimento. É a metodologia da ciência da consciencialização.

A beleza da ciência interior é que esta capacita quem quer que deseje explorar e experimentar dentro, e fazer isso sozinho. Isso elimina a dependência de uma autoridade externa, a necessidade de associação com alguma organização e a obrigação de aceitar uma certa ideologia. Uma vez que você assimila os passos, você percorre o caminho a sua própria maneira individual.  Muitas técnicas de meditação exigem que nos sentemos quietos e silenciosos. Mas para a maioria de nós o estresse acumulado em nosso corpo/mente torna isso difícil. Antes de esperarmos poder acessar nossa casa de força interior da consciência, precisamos liberar nossas tensões.
As Meditações Ativas de OshoTM foram cientificamente projetadas para nos capacitar a expressar conscientemente e experienciar emoções e sentimentos reprimidos e aprender o jeito de observar nossos padrões habituais de uma nova maneira.
Mas o que é meditação exatamente?

E como começar?
Existe uma hora e lugar certo para meditar? Algum pré-requisito? Como escolher o método correto? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Qual a melhor hora para meditar?
É importante entender que “meditação” é simplesmente estar cônscio do que está acontecendo tanto dentro quanto ao nosso redor. Finalmente, essa é apenas uma parte natural de tudo que fazemos, vinte e quatro horas por dia. Aprender o “jeito” ou “observar” o que está acontecendo ao invés de ficar imerso nisso, pode levar algum tempo. E os métodos de meditação foram projetados para ajudá-lo a primeiro a pegar esse jeito, e então permitir o observador ficar mais forte o suficiente para se tornar parte de sua vida diária. Assim, os comentários abaixo se referem aos métodos que podem ajudá-lo Nesse processo.

Alguns métodos foram projetados para serem mais eficazes quando feitos em uma certa parte do dia. Por exemplo, a meditação Dinâmica de Osho é um método de ativação de energia, melhor se for a primeira coisa feita na manhã. Similarmente, Osho Kundalini está projetada para o fim do dia, para sacudir fora as tensões acumuladas. A Nataraj de Osho e a Nadabrahma de Osho podem ser feitas a qualquer hora.

Se você escolher usar a abordagem da arte de escutar utilizando os discursos gravados de Osho, então o tempo recomendado é 7 p.m. de cada noite.
O que é importante é que você encontre qual método funciona melhor para você, ao seu estilo de vida particular. Se você está fazendo um método que requer que você reserve uma certa hora de seu dia, tente manter essa hora somente para sua meditação. Assim isso se torna uma parte de seu ritmo natural tanto quanto escovar seus dentes ou tomar seu café da manhã.

Onde…
Muitas técnicas de meditação, tal como observar a respiração, pode ser praticado em qualquer lugar, a qualquer hora. Para os métodos ativos de Osho você precisa de um quarto onde você não possa ser perturbado e onde possa movimentar-se livremente. Para a meditação Dinâmica, tendo a opção de fazer tanto barulho quanto você queira ajuda, mas não é absolutamente necessário.

O Que Usar
Você se sentirá mais confortável com roupas folgadas que não limita o fluxo da energia de nenhuma maneira.

Minimizando as Perturbações
Certifique-se de que você não será perturbado. Vale a pena distinguir entre o barulho do lado de fora, que é somente para ser percebido e não deve ser uma perturbação, e o telefone que toca ou alguém que entre no quarto, isso é diferente. Há um pensamento formado de que a meditação tem que acontecer em um “lugar quieto” que não é o que Osho está dizendo, que é para observar tudo, dentro e fora.

Postura
Você pode ler sobre posturas especificas necessárias para uma técnica particular em sua descrição individual. No método sentado, como em Osho Nadabrahma, ou nos métodos que tem um estágio sentado, como em Osho Kundalini, você achará mais fácil estar alerta e cônscio se a sua espinha estiver ereta, porque então você é ajudado pela gravidade. Você pode se sentar numa cadeira, se isso for melhor para você do que sentar no chão. Em qualquer estágio deitado, tal como no último estágio da Osho Kundalini, se você deita de costas ao invés de ficar de lado, a chance de adormecer é menor!

Acima de tudo, o que é importante é que você esteja confortável, para que o corpo fique relaxado.

Preparação Psicológica
É importante que você não medite com alguma meta, desejo ou qualquer expectativa. Todo o segredo é permitir o processo se desdobrar. Querer que algo aconteça é a maneira mais certa de impedir que isso aconteça. Apenas fique contente em desfrutar da meditação em si mesma, por ela mesma. Os resultados virão, mas só se você não estiver solicitando que eles venham. Crie um clima de receptividade, abertura e relaxamento.

Como Escolher um Método?
Experimente toda técnica que lhe agradar. E lembre-se, nem todas as técnicas são adequadas para todos; o que se ajusta a você pode não se ajustar a seu amigo. E tendo praticado um método por alguns meses, você pode achar que já o superou. Não há nada sacro santo sobre métodos meditativos: eles são meios práticos de ter acesso a uma qualidade natural, inerente. Sinta-se livre para experimentá-los de um modo divertido.

Tendo selecionado o método, pratique-o por pelo menos sete dias consecutivos. E quando você tiver praticando, dê tudo que você puder. Assim a atração inicial pode ser confirmada ou não. Se você sentir que esse é seu método, comprometa-se em continuá-lo por pelo menos três meses. Após três meses você pode continuar com o mesmo método ou escolher outro.

É sugerido que você comece tentando uma ou mais meditação ativa de osho, se possível a Dinâmica ou a Kundalini e Nadabrahma se você achar a Dinâmica ativa demais! Então as pratique regularmente por enquanto. E quando for possível use a abordagem da arte de escutar mencionado acima. Em adição, encontre alguma pequena técnica que você possa acrescentar a sua vida diária para ajudá-lo a lembrar de ficar atento tanto quanto possível no seu dia . Todos os métodos foram cientificamente projetados, com cada passo conscientemente elaborado. Para experienciar o máximo deles, faça-os como indicado nas instruções e de todo coração possível.

A continuidade é importante. É como esquentar água: até noventa e nove graus ainda é água e se você parar aí ela irá esfriar e você terá que reaquecer. Mas se você perseverar até cem graus, então a água dá um salto quântico e é transformada em vapor.

Meditação Dinâmica de Osho MEDITAÇÃO DINÂMICA DE OSHOTM
Recomendado para ser feito pela manhã, esse método de uma hora de duração é uma maneira poderosa de iniciar seu dia. Fornece uma saída para as tensões e emoções reprimidas e ainda é um grande impulsionador de energia!
Meditação Kundalini de Osho MEDITAÇÃO KUNDALINI DE OSHOTM
Conhecida como a meditação irmã da Dinâmica, com quatro estágios de quinze minutos cada, esse método é um modo suave, mas efetivo, de liberar todo o estresse acumulado no seu dia.
Meditação Nataraj de Osho MEDITAÇÃO NATARAJ DE OSHOTM
Dance, dando tudo que você puder dar, é uma maneira fácil e natural de voltar-se para dentro. Este método tem três estágios e dura um total de sessenta e cinco minutos.
Meditação Nadabrahma de Osho MEDITAÇÃO NADABRAHMA DE OSHOTM
Um método sentado de uma hora de duração, no qual gemer e movimentar as mãos criam quietude e equilíbrio interior.
 MEDITAÇÃO DEVAVANI ™
Devavani é a “voz divina” que se move e fala através do meditador, que se torna uma veia vazia, um canal. Esta meditação é um Latihan* da língua. Ele relaxa a mente consciente tão profundamente que, quando termina a meditação como a última coisa à noite, é certo a ser seguida por um sono profundo.
* Latihan: a entrega ao movimento espontâneo, não-estruturado
Meditação Gourishankar de Osho MEDITAÇÃO GOURISHANKAR DE OSHOTM
Uma meditação noturna de uma hora de duração que inclui uma técnica de respiração, contemplando suavemente uma luz e movimentos delicados de corpo.
Meditação Mandala de Osho MEDITAÇÃO MANDALA DE OSHOTM
Mandala significa círculo. Cada círculo contém um centro. O objetivo desta técnica é criar um círculo de energia de forma que o centramento resulte naturalmente. No final, fica-se em absoluta quietude, silêncio absoluto.
 MEDITAÇÃO DO GIRO SUFI™
“Giro Sufi é uma das técnicas mais antigas, uma das mais vigorosas. É tão profundo que até mesmo uma simples experiência pode transformar você totalmente. Gire com os olhos abertos, assim como as crianças pequenas giram, como se seu ser interior tenha se tornado um centro e todo o seu corpo se tornado uma roda, em movimento, uma roda de oleiro, movendo-se. Você está no centro, mas todo o corpo está se movendo.”
 MEDITAÇÃO NO DIMENSIONS™
Este é um método poderoso para centrar a energia no Hara – a área logo abaixo do umbigo. O primeiro estágio é dançante com um conjunto de movimentos por 30 minutos. O segundo estágio é de quinze minutos de giro, seguido por quinze minutos deitado, quieto e silencioso, com os olhos fechados.
A Arte de Escutar A ARTE DE OUVIR
Os discursos de Osho em áudio são chaves para entender o silêncio. Pela primeira vez na história, falar é utilizado para fornecer uma experiência da arte de ouvir, não para ganhar conhecimento, mas para experimentar diretamente nosso próprio centro de quietude, silêncio e consciência relaxada.
Gibberish GIBBERISH e LIBERAR
Um método de liberação utilizando som e movimento corporal, Gibberish foi descrito por Osho como uma das maneiras mais científicas de limpar sua mente,
seguido de um relaxamento guiado para um estado de completa quietude.

OUTROS MÉTODOS
Meditação da Semana Se você gostaria de experimentar uma variedade de outras técnicas para incorporar ao seu dia, dê um jeito de ler Meditação da Semana.
Meditação para Pessoas Ocupadas Meditação para pessoas ocupadas é outro recurso.
Técnicas Passivas Incapaz de praticar as meditações ativas? Aqui estão duas técnicas passivas que podem ser feitas mesmo se você estiver doente acamado.

FERRAMENTAS
Música de Meditação MÚSICA DE MEDITAÇÃO
CDs de músicas estão disponíveis para as meditações: Dinâmica, Kundalini, Nataraj, Nadabrahma e Gourishankar.
Dúvidas Mais Frequentes DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
Tudo que você queria saber sobre meditação e tinha receio de perguntar!
Leitura Sugerida LEITURA SUGERIDA
Escolha de uma seleção de títulos àquele discurso de meditação especifico.
Onde Meditar ONDE MEDITAR
Você pode trazer a meditação para a sua vida diária em qualquer lugar, a qualquer hora. Sua própria casa pode ser o melhor lugar para praticar técnicas especificas. Uma visita ao Resorte de Meditação de Osho também pode fornecer uma experiência inestimável e profunda, enquanto outra opção é ver se existe um centro de meditação próximo a você.

Categories: Meditações

Post Your Thoughts